Estudos apontam que uma em cada três pessoas não dorme o suficiente. A má qualidade do sono frequente pode contribuir para o desenvolvimento de inúmeros problemas para a saúde.
Dormir mal – Quem dorme mal pode apresentar sonolência durante o dia, alterações de humor, estresse, baixa produtividade, dificuldade de concentração e irritabilidade.
Dormir bem – Ajuda o corpo a manter as funções vitais e a recarregar as energias. Uma boa noite de sono é essencial para a reparação dos tecidos musculares e permite ao cérebro processar novas informações.
O descanso visual também é recomendado, as telas de dispositivos eletrônicos devem ser deixados de lado até duas horas antes de dormir. A luz emitida por aparelhos de TV, computadores e telefones celulares, mesmo que fracas, podem atrasar a produção de melatonina, hormônio que regula o ciclo circadiano que é o mecanismo pelo qual nosso organismo se regula entre o dia e a noite.
Dicas para melhorar a qualidade do seu Sono
- Faça uma refeição leve horas antes de dormir.
- O quarto deve ser preparado como local exclusivo para o sono, com iluminação adequada.
- Banho quente acompanhado de um chá calmante.
- Um Travesseiro de excelente qualidade irá contribuir muito para um sono reparador.
Se mesmo com todos os cuidados sugeridos, as dificuldades para dormir persistirem, procure um profissional de saúde da sua confiança.